A g u a r d e

PHP: o guia básico para aprender essa linguagem

Tudo sobre a linguagem de programação mais popular da web. Conheça o PHP e suas várias aplicações no mundo do desenvolvimento.

Quando pensamos em desenvolvimento web, precisamos falar sobre linguagens de programação. Assim, nada melhor que explicar para você tudo sobre a mais presente linguagem na web: o PHP.

Seja para construir sistemas complexos, um e-commerce ou apenas uma página na internet, ele dá conta. 

Por ser fácil de trabalhar e mundialmente conhecido, com ampla comunidade na internet, ele é bastante utilizado. Dessa forma, conhecer mais sobre o PHP é essencial para quem deseja atuar com programação e áreas correlatas.

Assim, vamos aprender nesse post um pouco sobre a história, o que é PHP e por que continua presente, até hoje, em nosso dia a dia. Vamos juntos? 😉

O que é PHP?

PHP é uma linguagem open-source de programação do lado do servidor, voltada para a web. Ela funciona a partir de uma linguagem de scripts, ou seja, instruções em forma de código, sendo possível criar aplicações como websites, lojas virtuais, dentre outras, assim como o Python e o JavaScript.

A maioria do core do WordPress, que representa grande parte dos sites na web, está em PHP, tornando-o uma das linguagens mais importantes no cenário de desenvolvimento web. 

Essa linguagem já faz parte da produção web há mais de 20 anos. Além de ser mundialmente conhecida, é fácil de aprender e compatível com praticamente todos os sistemas operacionais, diminuindo custos no desenvolvimento e implementação.

Como é o PHP na prática?

O PHP utiliza linguagem de scripts que ajudam a automatizar a execução de tarefas. Para que uma página estática com HTML e CSS execute padrões específicos, o desenvolvedor tem que escrever em formato de script o que aquela página deve fazer se determinada ação for realizada.

Um exemplo prático seria a validação de um formulário: para ele funcionar, é importante que todos os campos sejam preenchidos de forma correta. 

Entretanto, se algum deles estiver vazio ou incompleto durante a validação, no momento em que o script passar por aquele campo será exibido para o usuário uma mensagem de alerta, informando que aquele campo precisa ser alterado para que a validação continue.

PHP é versátil

O PHP é quase sempre utilizado em conjunto com o HTML, sendo este utilizado para marcação de blocos estáticos para compor a página na web. 

O HTML seria renderizado no lado do cliente, enquanto o PHP realiza a conexão com o HTML através de scripts que são interpretados e executados do lado do servidor, gerando uma resposta para que só assim seja renderizado um código HTML que irá carregar no navegador.

Linguagens de script podem rodar tanto do lado do servidor (backend) quanto do lado do cliente (frontend). O PHP costuma ser mais no backend, ou seja, significa que todo o processamento acontece no servidor web antes de algo ser visualizado no navegador do usuário.

A flexibilidade torna o PHP capaz de combinar, de forma efetiva, com muitas outras linguagens de programação para que o produto de software possa usar a tecnologia mais eficaz para cada recurso específico. 

Além disso, o PHP é uma linguagem de plataforma cruzada, o que significa que os desenvolvedores podem usar qualquer sistema operacional primário – Windows, Linux, macOS – para executar a codificação. Essa flexibilidade facilita muito o processo de desenvolvimento, tornando-o mais rápido e barato.

php

A história do PHP

Tudo começou em 1995 com Rasmus Lerdorf. A sigla PHP é um acrônimo para Hypertext Preprocessor (Pré-Processador de Hipertexto)que antes se chamava Personal Home Page (Página Inicial Pessoal). A ideia inicial era acompanhar o tráfego do site produzido.

Com o passar dos anos, a popularização da linguagem não parava de crescer, até que houve a transformação que permitiu executar interpretadores ou programas via servidores HTTP em uma linguagem de programação onde o próprio criador do site poderia desenvolver scripts, aumentando as funcionalidades que aquele site poderia oferecer.

Sendo assim, em junho de 1995, Rasmus liberou o código-fonte do PHP para o público, o que permitiu que desenvolvedores o utilizassem da forma como desejassem. Isso encorajou usuários a fornecer correções para bugs no código e, em geral, aperfeiçoá-lo. 

Em 1997, alguns programadores modificaram os códigos do PHP e lançaram o PHP 3, mudando a nomenclatura como dito anteriormente. Essa versão contou com a primeira forma de programação orientada a objetos. 

A partir da versão 4, depois de revisões e testes públicos, mais recursos estavam disponíveis para o desenvolvedor. Entretanto, a versão 4 apresentou uma falha: a possibilidade de criar cópias de objetos, já que a linguagem não trabalhava com handlers ou apontadores, sendo corrigido na versão 5.0.

Atualmente estamos na versão 8, que trouxe algumas novidades como compilador JIT (Just in Time), proporcionando um aumento da performance para diversas funções, principalmente no processamento de imagens e operações de Machine Learning.

De acordo com os dados da W3Techs, o PHP já foi utilizado por 77,6% de todos os websites que possuem linguagem de programação do lado do servidor, ou seja, a cada 10 websites, 8 estavam utilizando PHP.

Grande parte desses números pode ser explicado se considerarmos alguns dados: o WordPress, por exemplo, que é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular até o momento, utiliza PHP e é responsável por, pelo menos, 34% de todos os websites na internet.

Além disso, podemos citar alguns gigantes que utilizam PHP na sua estrutura, como é o caso do Facebook, Wikipedia, Tumblr e Yahoo.

Por que usar o PHP?

Além de ser bastante utilizado na web, o PHP é completamente gratuito, então é só instalar a linguagem e começar a utilizá-la (lembrando que isso não impede que aplicações construídas com ela sejam pagas).

A versatilidade dessa linguagem de script resulta de sua excelente capacidade de combinação com outras linguagens de programação. 

Por exemplo, os desenvolvedores podem escrever extensões para PHP usando a linguagem C, o que permite adicionar ainda mais funcionalidades. 

Além disso, o PHP possui um grande número de bibliotecas e estruturas disponíveis que ampliam ainda mais seus recursos.

Dois dos exemplos mais famosos de software escrito em PHP são o Facebook e o WordPress. WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular da Internet: entre todos os sites que utilizam tais sistemas, cerca de 48% deles empregam WordPress. 

Graças a um grande número de plugins, integrados e de terceiros, o WordPress se encaixa em quase todas as funções. Você pode usá-lo para criar um blog, uma galeria de fotos, uma loja online, um portal de notícias e muitos outros tipos de sites.

O Facebook é outro exemplo autoexplicativo do que o PHP pode fazer. Essa rede social evoluiu, há muito tempo, para um ambiente complexo que possui uma gama diversificada de funções, incluindo: 

  • mensagens instantâneas; 
  • publicidade; 
  • blogging; 
  • apresentação de notícias; 
  • reprodução de vídeo e outras, mas ainda é baseada no código PHP intimamente ligado a outras tecnologias da web.

6 razões para usar PHP

A popularidade do PHP é o resultado lógico de suas inúmeras vantagens, que o tornam uma ferramenta de desenvolvimento poderosa e eficaz

Além das vantagens descritas acima, confira, a seguir, uma lista com 6 razões pelas quais o PHP é uma ótima escolha para sua aplicação web:

1 – Muitos especialistas disponíveis

A popularidade do PHP deu origem a uma grande comunidade de desenvolvedores, uma fração da qual pode ser um candidato em potencial para contratação. 

Assim, o grande número de especialistas disponíveis resulta em alta competitividade e salários mais baixos exigidos, o que é benéfico para a redução dos custos de desenvolvimento.

2 – Uma grande base de referência e materiais educacionais

Muitos tutoriais, manuais e outros materiais de referência estão disponíveis na rede, facilitando o desenvolvimento e fornecendo ajuda e fonte de inspiração em situações difíceis. Esses materiais também são inestimáveis ​​para programadores novatos, facilitando o processo de aprendizado com dificuldade crescente.

3 – Melhor velocidade de carregamento de sites;

O uso de PHP faz com que as páginas do site sejam carregadas mais rapidamente em comparação com muitas outras tecnologias de desenvolvimento da web. 

Por exemplo, atualmente o PHP é cerca de três vezes mais rápido que o Python para a maioria dos cenários de uso. 

Por sua vez, o menor tempo de carregamento é um importante fator de ranqueamento de SEO, que ajuda a promover ainda mais um site trazendo vantagens competitivas.

4 – Serviços de hospedagem mais baratos

O cenário de operação mais comum para um site PHP é a pilha LAMP. Isso significa que um site é executado em um servidor da Web Apache HTTP implantado em um sistema Linux e usa o MySQL como banco de dados. 

Todos esses componentes são gratuitos e a pilha é bem testada, implicando na redução do tempo e dos fundos necessários para o desenvolvimento.

5 – Compatibilidade com serviços em nuvem

Hoje em dia, muitos produtos modernos tendem a usar soluções de computação em nuvem, como o Amazon Web Services, para diversos fins. Aplicações escritas em PHP são suportadas por diferentes serviços em nuvem, como o AWS Lambda, por exemplo.

Assim, um aplicativo PHP pode ser implantado em um servidor em nuvem e obter excelente escalabilidade e outros efeitos benéficos. Ainda mais, a área de computação em nuvem não é monopolizada por outras linguagens de codificação, então o PHP ocupou seu lugar em tais implementações.

6 –  Excelente combinação com HTML

PHP oferece programação HTML embutida, sendo a razão da incrível sinergia entre essas duas tecnologias. Na maioria dos casos, um script PHP não interfere no código HTML de uma página da web, mas o completa enquanto permanece dentro das bordas definidas pelas tags   e vice-versa. Se você construiu uma página inteira em PHP, pode integrar um código HTML usando um script. 

Nesse caso, a diferença de uma página HTML tradicional seria a ordem inversa de abertura das tags: as tags PHP precederam as tags HTML.

Vantagens do PHP

Se você ainda tem dúvidas sobre essa linguagem, confira quão vantajoso pode ser utilizar o PHP no seu projeto.

Fácil aprendizado

A linguagem PHP é simples e muito fácil de ser aprendida, o que faz com que ela seja bastante receptiva para pessoas que estão começando na programação.

Possui uma ótima documentação sobre suas funções e exemplos práticos, além da ampla comunidade que utiliza. Se houver um problema, existem centenas de sites, fóruns e vídeos respondendo a essas perguntas, ajudando em uma melhor experiência para o desenvolvedor.

Conta também com padrões de fácil memorização e uma curva de aprendizado muito curta, uma sintaxe fácil, baseada em C/C + + e Java, sendo fácil de dominar e aumentando o sistema colaborativo. Por fim, apresenta uma gama de frameworks e CMS, disponibilizando diversas bibliotecas gratuitas.

Código aberto

O PHP é uma tecnologia de uso gratuito que apresenta uma economia considerável para o orçamento de desenvolvimento. 

Além disso, a maioria das ferramentas de desenvolvimento normalmente utilizadas em combinação com PHP são softwares de código aberto e podem ser usados ​​gratuitamente; assim, eles reduzem adicionalmente o custo do projeto.

Também não podemos deixar de citar os inúmeros frameworks, como Laravel e CodeIgniter, e diversos CMS, como WordPress e Drupal, por exemplo, que ampliam as funcionalidades do PHP e tornam o processo de desenvolvimento mais fácil e eficaz.

Suporte a quantidade de dados

Conforme o sistema vai sofrendo atualizações, problemas de lentidão podem acabar com a paciência de qualquer pessoa. 

O PHP consegue executar várias funções simultaneamente sem alterar a velocidade do provedor. Isso sem dúvidas um dos seus maiores atributos, pois na web sites com detalhes visuais (como e-commerce) precisam cada vez mais processar uma grande quantidade de dados.

Dessa forma, devemos ressaltar que ter alguém que execute essas aplicações com o mínimo de desempenho é super necessário para uma boa experiência.

php

Compatibilidade com bancos de dados

O PHP permite conexão com quase qualquer tipo de banco de dados. A escolha mais comum é o MySQL, principalmente porque é gratuito, eficaz e popular entre os desenvolvedores. 

Outras opções sólidas de sistemas de gerenciamento de banco de dados compatíveis com PHP são MySQL, MS-SQL, SQLite, PostgreSQL, etc. Além disso, o PHP pode ser igualmente bem usado com ElasticSearch, Redis, MongoDB e outros bancos de dados não relacionais. 

Dessa forma, os desenvolvedores não se limitam a usar um determinado banco de dados e podem selecionar o mais adequado para um futuro aplicativo, considerando todos os fatores relevantes.

Possui uma grande quantidade de framework e bibliotecas

O que não faltam são opções de frameworks e bibliotecas para o PHP. Como exemplos de frameworks conhecidos temos o Laravel, o CodeIgniter,  Zend e o Symfony. 

Esses frameworks e bibliotecas facilitam muito a vida de um desenvolvedor, possibilitando então realizar atividades complexas em menos tempo e com menos linhas de código. 

Portanto, possuir uma grande quantidade deles disponível é uma das maiores vantagens que a linguagem PHP nos possibilita.

Multiplataforma

O PHP consegue se dar bem em diversos sistemas operacionais, facilitando a programação e usabilidade. Presente em Linux, Windows, Mac OS, dentre outros, não sendo diferente dos navegadores, sendo compatível com Chrome, Safari, Edge, Firefox, Opera, entre outros.

Baixo custo

O PHP se destaca por não precisar de um servidor super potente ou uma infraestrutura gigantesca para desenvolver em PHP. Diferente de muitas linguagens, o custo de implementação geralmente é baixo, rodando em diversos sistemas operacionais open source, Apache, Linux. Ou seja, ele vai dar conta.

Criar um site com a linguagem PHP, além de ser prático, tem custo de manutenção baixo, como exemplo disso temos o CMS WordPress, mais utilizado em desenvolvimento web no mundo.

Conclusão

Se você precisa construir uma aplicação web personalizada, mas ainda não tem certeza de qual tecnologia escolher, esperamos que esse guia tenha mostrado um pouco de como o PHP pode atuar e entregar bem o trabalho. 

Com uma curva de aprendizado baixa, ele é usado há mais de 20 anos na web e está por trás de projetos de grandes empresas como Facebook e Yahoo.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos que estão iniciando a jornada de desenvolvimento web e acompanhe o blog da Hostgator para aprender sobre as mais diversas linguagens de programação. 

Fale com a Leveweb