A g u a r d e

Desenvolvimento de E-commerce

O consumo por meio de lojas virtuais só tem aumentado, o que torna a concorrência entre os e-commerces mais acirrada. Cada vez mais o cliente deseja contar com funcionalidades que facilitem o processo de compra e sua experiência na plataforma.

O consumo por meio de lojas virtuais só tem aumentado, o que torna a concorrência entre os e-commerces mais acirrada. Cada vez mais o cliente deseja contar com funcionalidades que facilitem o processo de compra e sua experiência na plataforma. Sendo assim, no desenvolvimento de e-commerce, é preciso levar essa questão em consideração.

Durante o desenvolvimento de sites e-commerce, a escolha da plataforma que será usada é essencial para determinar fatores como boa usabilidade, diminuição de erros, entre outros. Plataformas personalizadas, por exemplo, permitem que a empresa inclua funcionalidades específicas para seu tipo de produto e cliente.

Tecnologias a considerar no desenvolvimento de e-commerce

As tecnologias que estão sendo aperfeiçoadas hoje impactarão diretamente o futuro das lojas virtuais. Por isso, vale ficar atento a elas no desenvolvimento de websites e-commerce. Confira as principais tendências tecnológicas que você pode considerar incluir na sua loja virtual:

Assistente virtual

Apesar de já ser uma tecnologia explorada em muitos e-commerces, o assistente virtual está sendo aprimorado para atender cada vez melhor os clientes e se adaptar às suas demandas.

Ao montar site e-commerce é preciso considerar incluir essa tecnologia em sua plataforma para ajudar os consumidores durante as compras tirando dúvidas, dando dicas e auxiliando-os durante toda a sua jornada de compra.

O assistente virtual promove o aumento da satisfação dos clientes e sua fidelidade, já que facilita a navegação pelo e-commerce e proporciona uma experiência mais completa, além de ser acompanhado de perto pela empresa, o que ajuda no desenvolvimento de e-commerce.

Inteligência em Big Data

Para se obter vantagem no mercado online é fundamental saber utilizar os dados que são gerados diariamente pelos consumidores. Com a inteligência analítica de dados, é possível estudar o padrão comportamental dos seus clientes e adaptar sua plataforma para otimizar o atendimento.

É essencial que a empresa esteja dentro da legislação LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que visa proteger as informações pessoais dos clientes, regulamentando o tratamento de dados pelas empresas. Por isso é tão importante contar com uma tecnologia que esteja alinhada com essa regulamentação.

Sendo assim, ao desenvolver o seu site de vendas e-commerce, é preciso levar esse aspecto em consideração. Assim, sua loja virtual poderá coletar e tratar dados de forma segura e regulamentada.

Implementação do PIX

Uma grande novidade que tende a modificar o modo como os pagamentos são feitos é o PIX, contribuindo para o desenvolvimento de e-commerce. Trata-se de uma forma de pagamento instantâneo que visa facilitar as compras e tornar as operações financeiras mais práticas.

Com essa tecnologia o pagamento pode ser faturado imediatamente, diferentemente, por exemplo, do boleto, em que o processo pode demorar até dois dias. É benéfico tanto para os clientes, que desejam que suas compras sejam faturadas mais rápido, quanto para o e-commerce, que recebe o pagamento de forma instantânea.

Adaptar a plataforma a essa nova tecnologia pode impactar diretamente o processo de desenvolver o e-commerce, tornando-o mais acessível e facilitando a vida dos clientes.

Principais pontos no desenvolvimento de e-commerce
Se você está desenvolvendo um e-commerce, é preciso entender os pontos principais que a plataforma precisa ter para oferecer uma boa experiência ao consumidor. Veja:

Plataforma personalizável

Para que sua loja virtual tenha todos os recursos necessários para atender bem seus clientes, o ideal é optar por uma plataforma personalizável. Desse modo, será possível incluir funcionalidades específicas para os seus produtos.

Por exemplo, em um e-commerce de calçados, contar com um provador virtual faz toda a diferença na conversão das vendas, já que permite saber exatamente o tamanho e os modelos mais adequados para o cliente.

Integração com a logística

Outro fator importante a ser considerado é a integração do e-commerce com o setor de logística da empresa. Assim que um pedido é faturado na loja virtual, ele precisa ser imediatamente preparado para ser enviado ao cliente. Dessa forma, o prazo de entrega é cumprido e o consumidor fica satisfeito.

Uma das maiores reclamações de consumidores online são os atrasos nas entregas ou até mesmo o envio de pedidos errados. Esse problema gera um custo para a empresa, já que é necessário fazer a troca do pedido ou até o reembolso para o cliente.

Plataforma responsiva

Contar com uma plataforma que funcione tanto para computadores desktop quanto para o mobile é essencial para garantir a competitividade do e-commerce. Por isso, é preciso adaptar a loja virtual para que ofereça as mesmas funcionalidades com um design responsivo.

Para aprimorar a experiência do usuário é preciso que fatores como o funcionamento do carrinho de compras, a navegação pelas páginas do site, o tamanho da fonte e os botões estejam funcionando perfeitamente em todos os formatos de tela.

Investir em UX

O UX passa a ser a ferramenta de aquisição das empresas. Afinal, se o usuário tem uma experiência positiva, agradável e funcional com a marca, é claro que o produto ou serviço será bem avaliado e indicado para amigos e familiares.

 

H
Fale com a Leveweb