A g u a r d e

Gestão de Marketing Digital

Marketing Digital é uma prática que tem sido melhorada ao longo dos anos e é uma excelente opção para o desenvolvimento e o crescimento de negócios de qualquer tipo

Marketing Digital é uma prática que tem sido melhorada ao longo dos anos e é uma excelente opção para o desenvolvimento e o crescimento de negócios de qualquer tipo. Ele pode afetar drasticamente na forma como as pessoas compram produtos e interagem com as marcas e empresas. 

O Marketing Digital permite que você se conecte e influencie seus consumidores em potencial em tempo real. Existem alguns princípios que você precisa conhecer e considerar antes de construir e lançar suas próprias estratégias de marketing digital.

Neste artigo, você vai ter uma visão completa de todos os principais pontos do Marketing Digital.

Marketing Digital é o processo de promover produtos ou serviços para seus clientes em potencial através da internet.

A internet abriu as possibilidades com a chegada das plataformas online, como as redes sociais, emails e até mesmo sites para espalhar suas mensagens, alcançar seus objetivos de negócio e engajar com um público cada vez maior. Tudo isso por um custo reduzido.

Para ter uma ideia melhor, a internet está disponível para cerca de 53,6% da população mundial. Isso significa que a maior parte das pessoas passam muito tempo online. 

Todo mundo pode ter total acesso à informação de qualquer plataforma, seja em um computador ou um dispositivo móvel, desde que exista uma conexão com a internet.

Com a acessibilidade da internet hoje em dia, o número de pessoas que podem ficar online está sempre aumentando.

O Marketing Digital substituiu a maioria das estratégias de marketing tradicionais, pois ela é voltada especificamente para alcançar os consumidores de hoje. 

Alguns tipos de mídia, como jornais, revistas, TV, rádio, telemarketing, marketing de SMS, outdoors e panfletos, assim como outras plataformas de promoção de negócios, têm sido cada vez menos efetivos.

O Marketing Digital é altamente promissor, sendo economicamente viável e uma estratégia acessível para você escalar seu negócio.

Por Que Marketing Digital é Tão Importante?

O Marketing Digital meio que facilitou a fronteira entre o cliente e o profissional de marketing em tempo real. Isso porque ele apresenta todas essas vantagens listadas logo abaixo.

Gaste Menos, Alcance Mais

O Marketing Digital permite que você gaste menos dinheiro enquanto consegue alcançar um público ainda maior. Comparado ao marketing tradicional, você pode se aproximar das pessoas pela internet sem precisar alocar um orçamento extra para os seus anúncios.

Você pode simplesmente usar canais de marketing digital, como sites ou redes sociais, todos destacados com conteúdos específicos para o seu público-alvo, além de ser informativo e bem estruturado.

Também existe a opção de anunciar seus produtos usando as ferramentas de publicidade das redes sociais, Google Ads ou, ainda, pelo envio de emails periódicos. 

Por exemplo, se você anunciar seu produtos em um outdoor pela rua, você vai conseguir alcançar apenas a sua audiência local. E, se você quiser atingir um público maior com ele, vai precisar pagar uma quantia extra para o aluguel de outros outdoors, além de mais recursos para novas publicações. 

Agora, se você promover seus produtos e serviços pelas postagens e ferramentas de publicidade das redes sociais, é muito provável que você gaste menos do que vai arrecadar, considerando que você faça uma pesquisa antes de executar sua estratégia. O céu é realmente o limite com o marketing digital. 

Altamente Mensurável

Como a internet oferece acesso a tonelada de dados, o marketing online digital permite que você analise o desempenho de campanhas e entenda o que está funcionando e o que não está.

instalar e configurar google analytics

Com ferramentas como o Google Analytics, é possível ver dados precisos sobre tráfego orgânico, taxa de rejeição, taxa de conversão, lucros, número de visitantes e outras tendências gerais sobre a sua audiência.

Juntando todos esses dados, você consegue ter uma ideia melhor de como está o desempenho do seu negócio e consegue até prever o Retorno Sobre Investimento (ROI) de qualquer aspecto dos seus esforços de marketing.

Por exemplo, quando você cria anúncios impressos em uma revista, você não consegue saber exatamente quem os lê. Você nunca sabe exatamente como seus consumidores em potencial vão reagir ao material. 

Porém, se você posta anúncios pelas redes sociais ou através de sites, você pode mensurar os dados colectados para ter insights muito valiosos. Isso permite a você avaliar a efetividade das suas campanhas para melhorar ainda mais as futuras estratégias. 

Isso ajuda você sempre ficar um passo a frente, já que a chave para um marketing eficiente é saber como interpretar os dados recebidos e implementar mudanças baseadas no que conseguir descobrir.

Opções Avançadas de Segmentação

O Marketing Digital permite que você faça a segmentação de audiência por interesses e outras características demográficas que trazem uma maior precisão, ajudando a atingir o público certo. 

Ele também identifica tendências e padrões sobre o comportamento dos seus clientes em potencial antes deles decidirem fazer qualquer compra. É uma ótima forma de planejamento antes da tomada de decisão final.

Além disso, com muitos canais disponíveis para fazer marketing digital, ele ainda permite que você esteja onde a maior parte do lucro é gerada.

Isso ajuda os consumidores a enxergarem sua marca, aprender mais sobre seu negócio e até fazer perguntas específicas sobre serviços e produtos. E isso, no fim das contas, ajuda a criar mais engajamento e conversões.

Enquanto isso, os segmentos do marketing tradicional se baseia em atributos clássicos, como idade, gênero, localidade e faixa de renda. É muito difícil de dizer como as pessoas interagem com a sua marca antes de fazerem uma compra. 

Você precisa esperar até que a campanha termine antes de planejar e executar o próximo passo. Isso é muito menos efetivo para o crescimento do seu negócio.  

A Presença Online Importa

Diferente do marketing tradicional, onde a presença online não é tão importante, no marketing digital, ter uma presença online marcante e forte faz toda a diferença.

Ela permite um engajamento ainda maior dos usuários, além de ajuda na própria reputação da marca, podendo influenciar em taxas de conversões ainda maiores. 

Dito isso, você precisa caprichar na qualidade dos conteúdos em todas as plataformas de marketing que for usar, seja um site ou uma rede social, como Facebook, Twitter e Instagram. 

Por exemplo, o Twitter não é exatamente o melhor lugar para postar fotos, vídeos e anúncios sobre coisas próprias da marca. Já o Instagram e o Facebook são. 

Aprenda mais sobre cada plataforma, poste conteúdos de forma consistente e deixe sua base de cliente crescer organicamente.

Junto a isso, certifique-se de adicionar valor aos seus conteúdos. Em vez de bombardear sua audiência com anúncios e promoções, crie tutoriais do tipo “faça você mesmo”, escreva artigos informativos e publique outros tipos de conteúdos relevantes.

Não se esqueça de responder aos comentários também. Manter seus visitantes e leitores engajados e construir uma conexão de longo prazo com as pessoas que seguem você é uma das chaves de sucesso de qualquer campanha de marketing digital.

Escalabilidade

Não é difícil começar com marketing digital. Usando a internet como uma mídia de marketing é como abrir as portas para novas oportunidades.

Mais importante que isso, o marketing digital permite atribuir modelos que ajudam a identificar tendências na forma como as pessoas buscam e compram um produto. Isso ajuda e tomar decisões ainda mais assertivas e a escolher as estratégias de marketing que mais combinam com o que é necessário naquele momento, além de poder refiná-las sem demoras.

Depois de definir seus objetivos, fica fácil tomar os próximos passos. Você pode começar definindo um orçamento inicial, planejar sua estratégia, mensurar seus resultados e planejar qual será o futuro do seu negócio.

Todas essas qualidades com certeza não podem ser encontradas no marketing tradicional, onde tudo é muito menos previsível e muito mais engessado.

Estratégias de Marketing Digital

Como o marketing digital é um campo em constante crescimento, as estratégias vão seguir este mesmo padrão de mudança. Porém, abaixo mostramos algumas das estratégias mais usadas atualmente. 

1. Search Engine Marketing (SEM)

Enquanto o SEO leva um tempo até que comece a trazer tráfego, o Search Engine Marketing (SEM) oferece um resultado instantâneo quando você mira suas campanhas para seus clientes em potencial.

Ele é o processo de conquistar tráfego por adquirir anúncios nos motores de busca. Os seus anúncios vão aparecer no topo ou nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP) destacados com um ícone amarelo bem ao lado deles.

Essa estratégia é frequentemente chamada de busca paga ou anúncios do tipo pay-per-click (PPC ou paga-por-clique). Antes, essa prática era mais conhecida como Google Adwords e, atualmente, ela é referenciada apenas como Google Ads. 

Os anúncios por PPC são eficientes para muitos tipos de negócios. Mas, de acordo com uma pesquisa, 64% dos consumidores só clicam em um anúncio do Google quando eles querem comprar itens online. 

Você pode personalizar seus anúncios de PPC para que eles apareçam quando palavras-chaves específicas são digitadas nos navegadores. Além de também criar anúncios que são direcionados a uma gama de clientes em potencial.

Mais importante que isso, você só paga quando alguém clica no anúncio. Então, você pode definir a uma parte do seu orçamento que vai ser alocado para anúncios PPC de uma forma mais precisa quando for usar esse tipo de estratégia de marketing.

A busca paga funciona bem porque o custo que você precisa pagar pelo anúncio é pequeno quando comparado aos lucros que você vai conseguir. 

2. Search Engine Optimization (SEO) 

A maioria dos usuários de internet usam os motores de busca para procurar por informações sobre marcas, produtos ou serviços. 

Além disso, até 90% deles vai escolher uma marca depois de pesquisar em links mostrados nos resultados dos motores de busca (SERPs).

Se seu site não está no topos dos resultados de busca, você provavelmente não vai conseguir alcançar e nem atrair seus clientes em potencial. Mas como?

Saiba que a grande maioria dos usuários filtram as informações dos SERPs, mas só uma minúscula parte deles vai até a terceira página. Por conta disso, aparecer na primeira página dos SERPs é crucial para ter sucesso no marketing digital.

Isso pode ser conquistado aplicando alguns princípios de SEO para os maiores conseguir rankings orgânicos em todos os buscadores, como o Google, o BingYahoo ou o Index

O que você precisa fazer é uma pesquisa assertiva de palavras-chaves, otimizar seu site, usar link building naturalmente e criar conteúdos relevantes que ajudem seus usuários. Com isso, você pode sempre engajar com clientes em potencial que vêm pelos SERPs. 

3. Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma estratégia na qual pessoas (afiliados) divulgam um produto, site ou serviço de uma empresa em troca de uma comissão por cada venda que fazem. 

As comissões podem variar dependendo do programa de afiliados que você escolher entrar. Elas podem ser um valor fixo ou uma porcentagem do preço da venda. Geralmente, essas conversões são monitoradas por meio do link de afiliado, que nada mais é do que um link personalizado. Esse link é usado por cada afiliado usar para divulgar o produto ou serviço.

Trabalhar com Marketing de Afiliados tem várias vantagens. Entre elas: a oportunidade de ganhar dinheiro online sem ter que fazer altos investimentos, a facilidade de entrar em um programa de afiliado (baixa barreira), e não precisar criar o produto — e muito menos se preocupar com o envio e a devolução dele. 

O que você precisa fazer é só procurar por negócios ou empresas que tenham alguma relação com o seu nicho. Isso aumenta as possibilidades dos seus visitantes se interessarem pelo produto ou serviço promovido, aumentando suas chances de ter boas vendas.

Depois, se cadastre no programa de afiliados que eles oferecem e divulgue o seu link por meio do seu site, blog ou redes sociais. Seja criativo, já que não tem ninguém melhor do que você para saber a melhor maneira de se comunicar com o seu público alvo.

Lembre-se de monitorar as transações e se for necessário, atualizar os produtos oferecidos dependendo do interesse dos seus visitantes.

4. Marketing em Redes Sociais

As redes sociais (FacebookTwitterLinkedINPinterestInstagramRedditYouTube, entre outras) são uma excelente lugar para anunciar seu negócio. Ainda mais quando levamos em conta que metade da população mundial têm contas ativas nessas redes. 

Além disso, considerando que seus clientes em potencial passam um terço do seu tempo online em redes sociais, é mais do que vital fazer publicidades nessas redes como parte da sua estratégia digital de marketing. 

Isso vai permitir que você consiga atingir uma base de cliente maior e mais engajada, por um custo razoável, fazendo interações mais direcionadas de pessoa em pessoa. 

Tudo isso vai efetivamente promover sua marca e seus conteúdos nas redes sociais, melhorando a consciência dos usuários sobre seu negócio e trazendo ainda mais tráfego para as paǵinas dos seus produtos e serviços.

Porém, você precisa planejar e executar uma estratégia apropriada de marketing em redes sociais para ter o crescimento que você espera.

5. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo foca em criar, publicar e distribuir conteúdos para seu público-alvo. Essa é a estratégia que melhor combina com SEO e SEM, sendo que ela traz resultados muito eficientes para consciência de marca, crescimento de tráfego orgânico e novos consumidores. 

O marketing de conteúdo abrange qualquer estratégia de marketing que usa o conteúdo como base. Isso inclui postagens de blog e em redes sociais, infográficos, materiais ricos, ebooks, fotos, vídeos e assim por diante. Ele influencia quase todas as outras estratégias de marketing online.

Como o conteúdo é a principal atração desta estratégia de marketing digital, é importante manter a qualidade dos conteúdos lá em cima, garantindo que ele seja útil e relevante para os leitores. 

Você pode fazer isso pesquisando melhor quem são seus visitantes, descobrindo quais as palavras-chaves que eles mais usam e buscam antes de criar conteúdos informativos e confiáveis. 

Isso ajuda seus clientes em potencial a verem você e seu negócio como uma fonte valiosa de informação de qualidade, além de encorajá-los a usar seus produtos e serviços. Seus engajamentos, tráfego orgânico e transações tendem a aumentar com o tempo.

6. Email Marketing

email marketing é uma forma de se comunicar com sua audiência nutrindo um relacionamento com clientes que você já tem.  

Você pode manter contato com seus consumidores, seguidores ou assinantes com emails que vão além da pura promoção de conteúdos. Em vez disso, você pode criar conexões mais fortes com emails sazonais, newsletters, lembretes, promoções exclusivas ou anúncios relâmpagos.

Se você já tem um site com conteúdos de qualidade e que tem bons rankings nos motores de busca, é provável que também já tenha um número considerável de seguidores e assinantes que pode contactá-los agora mesmo. 

Para fazer com que eles sigam se relacionando com a sua marca e se transformem em consumidores fiéis, você pode criar um circuito de emails, fazendo interações mais pessoais e oferecendo descontos exclusivos ou até mesmo itens gratuitos. 

WordPress é perfeito para email marketing, já que ele facilita a criação e o disparo de emails transacionais. Você só precisa otimizar as mensagens e o conteúdo deles para propósitos de marketing. 

O email marketing pode ser o melhor aprimoramento em estratégia de marketing que você pode usar para manter e melhorar seu negócio online.   

7. Marketing de Automação

Por último, mas não menos importante, a automação de marketing é uma plataforma útil que combina todas as suas estratégias de marketing juntas. Essa função nada mais é do que um software que ajuda a automatizar suas operações de marketing.

Muitos negócios podem querer automatizar campanhas de marketing que se repetem para poupar tempo. Isso inclui newsletters, agendamento de postagens em redes sociais, monitoramento de dados e relatórios.

Quando usada com eficiência, a automação de marketing pode ajudar você a ter melhores percepções de quais campanhas estão funcionando e quais não estão. Mais importante que isso, ela vai medir os resultados e o ROI das suas campanhas digitais, ajudando você a crescer ainda mais rápido. 

Tenha em mente que todas as estratégias de marketing digital mencionadas acimas estão relacionadas umas às outras e funcionam melhor quando são combinadas, já que uma complementa a outra.

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